FC Porto obtém grande pontuação com certificação EMAS
Declaração: Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode não ser completamente preciso. Em caso de dúvida ou discrepância, consulte a versão original em inglês.
O FC Porto anunciou a certificação do Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS). O clube Liga Portugal Betclic é agora a primeira entidade desportiva em Portugal a receber a certificação. Esta conquista marca um marco significativo para o FC Porto como parceiro no projeto FREE KICKS*, cofinanciado pela UE, que aborda a economia circular e a sustentabilidade ambiental dentro das organizações de futebol.
O que é o EMAS?
O EMAS é um programa voluntário que recompensa organizações com base em três princípios fundamentais:
- Desempenho: Gerir e melhorar continuamente o seu impacto ambiental.
- Transparência: Partilhar abertamente informações ambientais com o público.
- Credibilidade: Ter o seu sistema de gestão ambiental verificado minuciosamente por peritos independentes.
O que significa a certificação EMAS?
O FC Porto tem um sistema de gestão ambiental aprovado para acompanhar e reduzir o seu impacto ambiental. Para obter a certificação EMAS, o FC Porto concluiu os seguintes passos: realizou uma análise ambiental, adotou uma política e um programa ambiental, estabeleceu e implementou um sistema de gestão ambiental, elaborou uma declaração ambiental e, finalmente, garantiu uma verificação independente por um verificador EMAS acreditado.
Por que isso é tão importante?
- Primeiro de Portugal: O FC Porto tem uma enorme influência sobre os adeptos e outros clubes como um clube de topo da Liga Portugal Betclic. São a primeira entidade desportiva em Portugal a obter a certificação EMAS.
- Líder mundial: Apenas 23 das mais de 4 000 organizações certificadas pelo EMAS na UE praticam desporto! O FC Porto, o Estádio do Dragão e a Dragão Arena, são hoje líderes mundiais em sustentabilidade.
- Benefícios económicos e comunitários: A certificação EMAS provou conduzir a uma gestão mais eficiente dos recursos, a poupanças de custos e a relações com a comunidade local.
- Alinha-se com os Objetivos da Cidade: A cidade do Porto comprometeu-se com a neutralidade carbónica até 2030.
“Tenho que dar os parabéns ao FC Porto porque todos sabemos que é das certificações mais difíceis de serem obtidas e, portanto, não só revela o excelente trabalho que o FC Porto tem feito nestas áreas de sustentabilidade, mas é também inspirador para todos aqueles que, ou vêm às instalações, ao estádio e outros que percebem aquele que é o trabalho que o FC Porto tem feito nestas áreas”, frisa Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto, acrescentando que este é mais um importante passo nos compromissos assumidos pelo município neste âmbito.
Para saber mais sobre o EMAS, clique aqui.
Para ver o comunicado oficial clique aqui.
* Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.